Formação espiritual é um tópico cada vez mais suscitado por muitos pastores e líderes de igrejas e denominações. É um a preocupação presente em todos os segmentos e vertentes evangélicas.

Hoje, não é mais suficiente apenas conhecer as doutrinas e os fatos. Na sociedade agitada das dias atuais as pessoas estão em busca de algo mais profundo e mais significativo, que faça sentido em suas vidas tumultuadas.
Pesquisas eclesiásticas têm revelado que, embora em alguns grupos o conhecimento doutrinário seja elevado, ainda há várias “áreas de preocupação” quanto ao seu desempenho cristão, como por exemplo, baixo envolvimento em oração diária, pouca leitura e estudo da Bíblia, falta de testemunho cristão ativo junto à comunidade, falta de participação assídua nos cultos de adoração, e pouca disposição para assumir cargos de liderança junto à igreja local.
Essas deficiências podem ser diagnosticadas como falta de formação espiritual consistente. Formação esta que é o processo de fazer de cada cristão um discípulo maduro de Jesus Cristo. Em outras palavras, levar a pessoa a um íntimo e profundo relacionamento com Deus.
Formação espiritual não é uma ideia ou conceito novo. Contudo, historicamente a igreja tem substituído esta formação pela verdade intelectual e a aceitação de certos fatos e ideias sobre Deus. Mas tem faltado uma ênfase maior sobre a importância de experimentar a Deus diretamente. A diferença está entre conhecer sobre Deus e conhecer a Deus. Às vezes o que ensinamos às pessoas é conhecerem sobre Deus.
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes – EFAL, é vinculada a Escola Ministerial Paz – EMP, e propõe promover essa sólida formação espiritual e ministerial, entendendo que não carecemos de uma sobrecarga de conhecimento e informação. A chave é traduzir os conhecimentos oferecidos em instrução significativa e “ordens de comando” para o viver diário. Dessa maneira, podemos partir de uma condição de crianças espirituais para a maturidade e serviço espirituais, desenvolvendo plenamente o potencial que Deus colocou no nosso interior.

POR QUE PRIORIZAR O MINISTÉRIO DE ENSINO NA IGREJA:

  • Porque Deus sempre quis que Seu povo tivesse uma sólida formação espiritual;
  • Porque no Antigo Testamento a educação religiosa era um forte mandato de Deus; 
  • Porque no Novo Testamento encontramos Jesus e seus discípulos fortemente envolvidos com o ensino; 
  • Porque Jesus dedicou-se tanto ao ensino que recebeu o título de “Rabi”, que quer dizer “Mestre”; 
  • A maior preocupação de Paulo foi o ensino (II Timóteo 2.2); 
  • Porque aquele que fosse ensinar devia fazê-lo com todo esmero e dedicação (Romanos 12.7); 
  • Porque o soldado cristão precisa aprender a manejar bem a Palavra da verdade (I Timóteo 2.15); 
  • Porque a Grande Comissão é muito mais ampla do que fazer missões; ela ordena fazer discípulos, ensinando-lhes a vida cristã em toda sua plenitude.

PROPÓSITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

A Escola de Formação da Igreja Batista Missionária da Amazônia visa atender toda a demanda nos aspectos de ensino nas mais diversas áreas (membresia, princípios bíblicos, batismo, células, liderança, discipulado, família, etc.), sendo um forte braço de apoio para a igreja proporcionando ao membro passar por um processo formativo que lhe instrumentalizará de forma madura para o serviço no Reino dentro da visão de trabalho desenvolvida a partir dos princípios bíblicos, além de torná-lo frutífero discípulo de Jesus e ampliar seus conhecimentos a respeito da Palavra de Deus e levá-lo a um nível maior de responsabilidade e compromisso com a Agenda e o Reino de Deus.

OBJETIVOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

  • Levar cada aluno a ter um conhecimento maior de si mesmo e de como sua vida é importante no projeto geral do Reino de Deus;
  • Gerar no aluno uma personalidade cristã madura e responsável, condizente com o caráter e a vida de Cristo que está sobre ele; 
  • Dotar cada aluno de um profundo entendimento da visão e missão de sua igreja, a partir do modelo e das estratégias de trabalho dados por Deus; 
  • Equipar cada aluno e a igreja toda com ferramentas de colheita: treinamento adequado para o evangelismo, abertura de células e congregações, bem como a implantação de novas igrejas; 
  • Inculcar em cada aluno princípios e verdades práticas com relação à sua liderança sobre outras pessoas, seja na família, no trabalho, na célula, na igreja local ou em novos trabalhos implantados; 
  • Aprofundar as doutrinas mais significativas da Palavra de Deus, além de temas fundamentais com relação à pregação, ao ensino, história e análise de livros bíblicos selecionados; 
  • Aprender e analisar temas teológicos e missiológicos, direcionados para aqueles que cumpriram com sucesso os níveis anteriores e almejam uma formação ministerial mais plena. 
  • Envolver toda a igreja dentro de um treinamento sistemático sobre fé e vida cristã, ao mesmo tempo em que cada aluno é capacitado a se tornar, no mínimo, um líder de célula bem sucedido, para concluir com êxito os primeiros níveis.

PÚBLICO ALVO

Todos os membros da igreja que já passaram pelo “Encontro” e os líderes em processo de formação, seja qual for o nível em que se encontrem, entretanto neste primeiro momento o início das atividades da escola se dará na formação de duas primeiras turmas composta primeiramente por: pastores e seus discípulos diretos, líderes de ministérios/redes e seus integrantes, líderes de células e anfitriões (ou em treinamento). Posteriormente, dando prosseguimento a dinâmica de funcionamento, os demais membros passarão pela escola, a fim de atender desde os membros mais antigos até os novos convertidos, pretendendo facilitar inicialmente o processo de transição no qual a igreja está vivenciando até chegar ao ponto de atuar na manutenção do trabalho desenvolvido.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As disciplinas aqui apresentadas são uma ideia geral do que precisamos como igreja e como liderança. Elas não estão fechadas, cabendo ao Concílio de Pastores da Igreja, decidir conscientemente sobre a importância e necessidade de cada disciplina ou tema para o bom preparo de seus liderados e líderes em formação.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

Para efeito de distribuição do conteúdo e dos assuntos oferecidos, dividimos a escola em diferentes módulos. Alguns são maiores, outros são menores, de acordo com o nível de amadurecimento ministerial e crescimento no processo de liderança dentro da igreja (quadro em anexo). As aulas serão ministradas nos espaços de formação da igreja (salas e/ou auditórios/anexos), funcionando com um dia de aula por semana (Segunda das 19h as 22h ou Sábado das 15h as 18h). Cada dia de aula corresponde a 04 aulas de 40′ cada (1 H/A = 40′ com intervalo de 15′ a cada duas aulas). De acordo com a proposta pedagógica de cada professor, 20% da Carga Horária Total (C/H) de cada disciplina (Ex: 15h = 3 H/A à distância / 30h = 6 H/A à distância) se dará com atividades extracurriculares e/ou à distância através de pesquisas, produções, estudos dirigidos, etc.
A proposta é que todos concluam toda a escola, pois entendemos que todos somos líderes em potencial no Reino de Deus e acreditamos no investimento na caminhada Cristã, mas a participação e envolvimento são facultativos. Entretanto, para os que pretendem aumentar o grau de envolvimento e comprometimento nas atividades e vida da igreja ou já possuem, alguns módulos se tornam indispensáveis.

CURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

CURSO DE FUNDAMENTOS

É como se fosse uma Pré-Escola Ministerial. Nele, os membros da igreja são levados a um entendimento básico (porém profundo) das verdades fundamentais da fé cristã e da história e funcionamento de sua igreja. A parte de consolidação objetiva um aprofundamento responsável e equilibrado em cada um dos passos do segundo degrau da Escada do Sucesso, tanto para a vida pessoal enquanto “consolidado” como para a vida de líder enquanto “consolidador”.

CURSO DE MATURIDADE CRISTÃ (CMC)

Objetiva levar o aluno a um amadurecimento mais profundo em Deus, pela compreensão de assuntos fundamentais, sobretudo ligados a sua personalidade e comportamento. Trata de temas como relacionamentos entre solteiros visando ao casamento, o lar cristão em si, a importância da autoridade espiritual na igreja e na sociedade e um caráter moldado segundo a imagem de Cristo, bem mordomia cristã, finanças e administração do tempo.

CURSO VEREDAS ANTIGAS / CURSOS UDF

Até este ponto da jornada de formação dentro da EFAL os alunos deverão fazer o “Seminário Veredas Antigas”, que consiste em um intensivo realizado num fim de semana onde os alunos receberão ensinamentos esclarecedores sobre a dinâmica da alma e terão oportunidade de serem ministrados pelo Espírito Santo em áreas doloridas do coração (comunicação, a batalha pela alma, propósito e plano, identidade e destino, oito padrões da vida adulta).
Existem outros cursos oferecidos pela Universidade da Família – UDF e entendemos que as principais necessidades dos membros de uma igreja estão relacionadas com questões familiares, por isso, os cursos consistem em base bíblica para as diversas áreas da vida familiar: casamento, noivado, relacionamento entre pais e filhos e finanças, oferecendo ferramentas desenvolvidas especialmente para o fortalecimento da família.

CURSO DE TREINAMENTO DE LÍDERES (CTL)

Proporciona bases para que aqueles que tiverem concluído o CMC avancem rumo a um serviço responsável na Casa e no Reino de Deus. Aqui se enfatiza o papel do discípulo como líder, principalmente no nível de liderança de célula, mostrando-lhe como liderar e treinar outros para que vão junto com ele, com excelência e frutos correspondentes.

CURSO DE TREINAMENTO MINISTERIAL (CTM)

Leva o aluno a um aprofundamento maior nas questões do ministério cristão propriamente dito. Ensina sobre implantação de igrejas, Igreja em Célula e Visão do MDA, Batalha Espiritual, Comunicação, Cura e Libertação, qualificações e qualidades da liderança, e outros temas pertinentes.

CURSO DE TREINAMENTO DE SUPERVISOR (CTS)

Tem a ver com a parte prática do trabalho do líder enquanto supervisor. Mostra como mobilizar seus liderados e outros líderes sob si, como realizar reuniões bem-sucedidas, como levantar e treinar novos líderes, como multiplicar com sucesso, Evangelismo de impacto, etc.

ALÉM DESSES, HÁ OS CURSOS AVANÇADOS, COMO SE SEGUEM

CURSO DE LIDERANÇA AVANÇADA (CLA)

É um nível mais avançado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes – EFAL. Como os demais níveis foram sendo pré-requisito cada um para o nível seguinte, as disciplinas podem ser creditadas no próximo nível. Assim, para o complemento deste nível, basta um ano de estudos. Inclui disciplinas gerais na área de liderança, solução de conflitos, administração, tomada de decisões, panorama da Bíblia, Treinamento de professores, Ética Cristã e Ministerial, etc.

CURSO DE GRADUAÇÃO TEOLÓGICA (CGT)

Como os demais níveis foram sendo pré-requisito cada um para o nível seguinte, as disciplinas podem ser creditadas no próximo nível. Assim, para o complemento do curso teológico, basta mais um ano de estudos. Aqui, é obrigatório que o aluno tenha concluído o Ensino Médio (antigo Segundo Grau). Inclui as disciplinas que faltam para completar o equivalente a uma grade de bacharelado. Teologia sistemática, grego, hebraico, antropologia teológica, psicologia cristã, filosofia, etc.

APROVAÇÃO

Para aprovação serão necessários os seguintes requisitos:

  • Não exceder 25% de falta, de acordo com a disciplina;
  • Ter sido aprovado com nota mínima 7,00 em avaliação final;
  • Ter efetuado todos os pagamentos do curso;
  • Ter avaliação positiva da Escola, bem como a devida recomendação de seu pastor e discipulador.

PROGRESSÃO

Após a conclusão de cada Módulo, haverá uma cerimônia de formatura, grande ou pequena, dependendo da quantidade de alunos e da mobilização dos mesmos, com a expedição e entrega de um certificado alusivo àquela etapa do treinamento.
O Aluno estará, então, apto a continuar no processo de formação da EFAL. Para continuar, ele precisa estar cumprindo os requisitos preconizados em cada Módulo.

ESCLARECIMENTOS FINAIS

Alguns cursos são recursos extras que podem ser ocasionalmente incluídos como complemento, ferramentas a mais. Cada base pode ou não fazer parte do programa geral do semestral ou anual da EFAL. São cursos à parte, que só virão enriquecer o processo. As orientações acima são baseadas nas recomendações da Escola Ministerial Paz.

CUSTO DO CURSO

De forma geral o curso visa o crescimento e preparação para o serviço no Reino, sendo assim, não possui interesses comerciais ou de lucro. Por esta razão os únicos custos são com o material impresso para estudo por Módulo pagos na secretaria da escola.

MÓDULOS DA EFAL

Maiores informações:

Pr. Welton Lobato

(91) 8111-1401 (Tim) / 9625-3374 (Oi)
E-mail: weltonlobato@gmail.com