CONSOLIDAR É PRECISO

Os dicionários trazem várias definições e significados da palavra consolidar: firmar, tornar sólido, concreto, seguro, estável, tomar consistência, aumentar a consistência do terreno impedindo-lhe o desmoronamento etc. E é exatamente isso que precisamos fazer com todos os novos decididos, os novos discípulos do Senhor Jesus.

Jesus mandou que consolidássemos todos os seus discípulos, conservando os frutos da evangelização (João 15:16), pois essa é a vontade de Deus (João 6:39).

I – CONSOLIDAR PARA NÃO PERDER OS FRUTOS – João 15:16

Nenhum agricultor que trabalha arduamente na tarefa de semear os grãos, adubar, limpar, cuidar do plantio, jamais deixará que os frutos se percam, antes colherá cada um deles. Portanto, consolidar é colher os frutos e entrega-los nas mãos do nosso Senhor Jesus!
Jesus não quer que ninguém desista e se perca, mas que todos sejam consolidados e firmados na Sua Palavra, nos Seus caminhos.

Lamentavelmente alguns “olham para trás” e desistem, esses não são aptos para ingressarem no Reino (Lucas 9:62), outros desistem pela falta de fé e “Deus não tem prazer neles” (Hebreus 10:38).

Ainda que o mundo inteiro se volte contra nós, ainda que o inferno se levante contra nós, ainda que os nossos amigos nos abandonem, jamais deixaremos de seguir a Cristo, pois aos desistentes está reservada a maldição e a condenação eterna (Hebreus 6:4-8/II Pedro 2:20-22).

II – CONSOLIDAR PARA QUE SATANÁS NÃO RETIRE A SEMENTE

Jesus nos falou de consolidação através da “Parábola do Semeador” e nos ensinou que consolidar é preciso para que o Diabo não roube a semente do Evangelho e a pessoa não seja salva (Lucas 8:12).

A Consolidação deve ser feita rapidamente, imediatamente após a decisão tomada ao lado de Jesus. Não se pode perder tempo, pois o Diabo pode entrar em ação mais rápido do que o Consolidador e roubar a semente que foi plantada.

Se você ainda não foi Consolidado, ou mesmo se você ainda não tomou a sua decisão ao lado de Jesus, tome agora a sua decisão e seja Consolidado pois “o Diabo, nosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8).

CONCLUSÃO: Jesus deseja que todos sejam consolidados, Ele chegou a orar ao Pai pela nossa Consolidação (João 17:9-15)! A Consolidação na vida cristã é iniciada no ato da conversão, no momento em que dizemos sim para Jesus e aí vem o batismo que é o sinal público com grande significado espiritual de que nos tornamos discípulos de Cristo e acontece também a santificação que vai durar a vida inteira.
Que Deus lhe dê coragem para tornar-se um crente em Jesus, que Deus abençoe a sua Consolidação, o seu Batismo e a sua santificação!