• O que é EFAL?
  • Formulário de Inscrição
  • Modelo de Capa e Contracapa de Trabalho

Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes (EFAL)

Formação espiritual é um tópico cada vez mais suscitado por muitos pastores e líderes de igrejas e denominações. É uma preocupação presente em todos os segmentos e vertentes evangélicas.

Hoje, não é mais suficiente apenas conhecer as doutrinas e os fatos. Na sociedade agitada dos dias atuais as pessoas estão em busca de algo mais profundo e mais significativo, que faça sentido em suas vidas tumultuadas.

Pesquisas eclesiásticas têm revelado que, embora em alguns grupos o conhecimento doutrinário seja elevado, ainda há várias “áreas de preocupação” quanto ao seu desempenho cristão, como por exemplo: baixo envolvimento em oração diária, pouca leitura e estudo da Bíblia, falta de testemunho cristão ativo junto à comunidade, falta de participação assídua nos cultos de adoração, e pouca disposição para assumir cargos de liderança junto à igreja local.

Essas deficiências podem ser diagnosticadas como falta de formação espiritual consistente. Formação esta que é o processo de fazer de cada cristão um discípulo maduro de Jesus Cristo. Em outras palavras, levar a pessoa a um íntimo e profundo relacionamento com Deus.
Formação espiritual não é uma ideia ou conceito novo. Contudo, historicamente a igreja tem substituído esta formação pela verdade intelectual e a aceitação de certos fatos e ideias sobre Deus. Mas tem faltado uma ênfase maior sobre a importância de experimentar a Deus diretamente. A diferença está entre conhecer sobre Deus e conhecer a Deus. Às vezes o que ensinamos às pessoas é conhecerem sobre Deus.

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes – EFAL, propõe promover essa sólida formação espiritual e ministerial, entendendo que não carecemos de uma sobrecarga de conhecimento e informação. A chave é traduzir os conhecimentos oferecidos em instrução significativa e “ordens de comando” para o viver diário. Dessa maneira, podemos partir de uma condição de crianças espirituais para a maturidade e serviço espirituais, desenvolvendo plenamente o potencial que Deus colocou no nosso interior.

POR QUE PRIORIZAR O MINISTÉRIO DE ENSINO NA IGREJA:
  • Porque Deus sempre quis que Seu povo tivesse uma sólida formação espiritual;
  • Porque no Antigo Testamento a educação religiosa era um forte mandato de Deus;
  • Porque no Novo Testamento encontramos Jesus e seus discípulos fortemente envolvidos com o ensino;
  • Porque Jesus dedicou-se tanto ao ensino que recebeu o título de “Rabi”, que quer dizer “Mestre”;
  • A maior preocupação de Paulo foi o ensino (II Timóteo 2.2);
  • Porque aquele que fosse ensinar devia fazê-lo com todo esmero e dedicação (Romanos 12.7);
  • Porque o soldado cristão precisa aprender a manejar bem a Palavra da verdade (I Timóteo 2.15);
  • Porque a Grande Comissão é muito mais ampla do que fazer missões; ela ordena fazer discípulos, ensinando-lhes a vida cristã em toda sua plenitude.
PROPÓSITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

A Escola de Formação da Igreja Batista Missionária da Amazônia visa atender toda a demanda nos aspectos de ensino nas mais diversas áreas (membresia, princípios bíblicos, batismo, células, liderança, discipulado, família, etc.), sendo um forte braço de apoio para a igreja proporcionando ao membro passar por um processo formativo que lhe instrumentalizará de forma madura para o serviço no Reino dentro da visão de trabalho desenvolvida a partir dos princípios bíblicos, além de torná-lo frutífero discípulo de Jesus e ampliar seus conhecimentos a respeito da Palavra de Deus e levá-lo a um nível maior de responsabilidade e compromisso com a Agenda e o Reino de Deus.

OBJETIVOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL
  • Levar cada aluno a ter um conhecimento maior de si mesmo e de como sua vida é importante no projeto geral do Reino de Deus;
  • Gerar no aluno uma personalidade cristã madura e responsável, condizente com o caráter e a vida de Cristo que está sobre ele;
  • Dotar cada aluno de um profundo entendimento da visão e missão de sua igreja, a partir do modelo e das estratégias de trabalho dados por Deus;
  • Equipar cada aluno e a igreja toda com ferramentas de colheita: treinamento adequado para o evangelismo, abertura de células e congregações, bem como a implantação de novas igrejas;
  • Inculcar em cada aluno princípios e verdades práticas com relação à sua liderança sobre outras pessoas, seja na família, no trabalho, na célula, na igreja local ou em novos trabalhos implantados;
  • Aprofundar as doutrinas mais significativas da Palavra de Deus, além de temas fundamentais com relação à pregação, ao ensino, história e análise de livros bíblicos selecionados;
  • Aprender e analisar temas teológicos e missiológicos, direcionados para aqueles que cumpriram com sucesso os níveis anteriores e almejam uma formação ministerial mais plena.
  • Envolver toda a igreja dentro de um treinamento sistemático sobre fé e vida cristã, ao mesmo tempo em que cada aluno é capacitado a se tornar, no mínimo, um líder de célula bem sucedido, para concluir com êxito os primeiros níveis.
PÚBLICO ALVO

Todos os membros da igreja que já passaram pelo “Encontro com Deus”, os Líderes de Célula em processo de formação, seja qual for o nível em que se encontrem, Novos Convertidos e Novos Membros vindos de outras instituições evangélicas.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As disciplinas aqui apresentadas são uma ideia geral do que precisamos como igreja e como liderança. Elas não estão fechadas, cabendo ao Concílio de Pastores da Igreja, decidir conscientemente sobre a importância e necessidade de cada disciplina ou tema para o bom preparo de seus liderados e líderes em formação.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL

Para efeito de distribuição do conteúdo e dos assuntos oferecidos, dividimos a escola em diferentes módulos. Alguns são maiores, outros são menores, de acordo com o nível de amadurecimento ministerial e crescimento no processo de liderança dentro da igreja. As aulas serão ministradas nos espaços de formação da igreja (salas e/ou auditórios/anexos), funcionando com um dia de aula por semana (Segunda das 19h30 as 21h30 ou Sábado das 15h30 as 18h30).

Nós pastores da IBMA desejamos que todos concluam toda a escola, pois entendemos que todos somos servos em aprimoramento constante no Reino de Deus e acreditamos no investimento da caminhada Cristã, mas a participação e envolvimento são facultativos. Entretanto, para os que pretendem aumentar o grau de envolvimento e comprometimento nas atividades e vida da igreja ou já possuem, alguns módulos se tornam indispensáveis.

CURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES – EFAL
Curso de Fundamentos Básico e Avançado
  • Básico: É como se fosse uma Pré-Escola Ministerial. Nele, os Novos Convertidos da igreja são levados a um entendimento básico (porém profundo) das verdades fundamentais da fé cristã e da história e funcionamento de sua instituição religiosa (IBMA). A parte de consolidação objetiva um aprofundamento responsável e equilibrado no aprendizado das disciplinas do Passo a Passo com Cristo 1, 2, 3 e 4, tanto para a vida pessoal enquanto “consolidado” como para a vida de líder enquanto “consolidador”.
  • Avançado: Com as disciplinas: 1. A Bíblia, 2. O Reino de Deus, 3. O Povo de Deus e 4. A Esperança Messiânica. Para membros mais velhos e vindos de outras instituições evangélicas.
Curso de Maturidade Cristã (CMC)

Objetiva levar o aluno a um amadurecimento mais profundo em Deus, pela compreensão de assuntos fundamentais, sobretudo ligados a sua personalidade e comportamento. Com as disciplinas: 1. Caráter de Cristo em Nós, 2. Vida Devocional, 2. Relações Interpessoais, 4. Autoridade Espiritual.

Curso de Treinamento de Líderes (CTL)

Proporciona bases para que aqueles que tiverem concluído o CMC avancem rumo a um serviço responsável na Casa e no Reino de Deus. Com as seguintes disciplinas: 1. Pessoa e Obra do Espírito Santo, 2. Doutrina do Pecado e Salvação, 3. O Povo de Deus, 4. O Reino de Deus, 5. Dádiva e Missão, 6. Avanço e Crescimento da Igreja.

APROVAÇÃO

Para aprovação serão necessários os seguintes requisitos:

  • Não exceder 25% de falta, de acordo com a disciplina;
  • Ter sido aprovado com nota mínima 7,00 em avaliação final;
  • Ter efetuado todos os pagamentos do curso;
  • Ter avaliação positiva da Escola, bem como a devida recomendação de seu pastor e discipulador.
PROGRESSÃO

Após a conclusão de cada Módulo, haverá uma cerimônia de formatura, grande ou pequena, dependendo da quantidade de alunos e da mobilização dos mesmos, com a expedição e entrega de um certificado alusivo àquela etapa do treinamento.
O Aluno estará, então, apto a continuar no processo de formação da EFAL. Para continuar, ele precisa estar cumprindo os requisitos preconizados em cada Módulo.

CUSTO DO CURSO
  • No ato da matrícula o aluno deverá pagar a Taxa de Material de acordo com a disciplina a ser cursada.
  • A mensalidade será de R$ 10,00 que deverá ser paga de 01 a 10 de cada mês.

Ficha de Matrícula - EFAL





Amado aluno, será obrigatório a apresentação dos trabalhos solicitados neste modelo.

Todo trabalho que existe tem que ser bem feito, será importante pra você, que ganhará uma boa nota e respeito de professores, familiares e colegas, mas também pra quem irá ler seu trabalho; ele tem que estar fácil de ler, bem organizado, um ótimo conteúdo e completo, juntando tudo isso é mais do que certeza que você irá se dar bem com ele e, é claro, no momento em que você estiver fazendo o trabalho, se entregue totalmente a ele, assim ficará perfeito, mas vamos por partes, agora falaremos de uma parte do trabalho que muitas pessoas não ligam e perdem nota por isso, a capa e contracapa, se você tem dificuldades de fazer uma, siga nossas dicas e veja como é simples e rápido.

CAPA:

1. Na parte superior e centralizado, coloque o “Nome da Instituição”, logo abaixo coloque o “Curso e o Modulo”. A fonte deverá ser Arial ou Times New Roman em maiúsculo, tamanho 14.

2. Desça + ou – 15 linhas e coloque o “Nome do(a) Aluno(a)” completo e centralizado. Continua na fonte tamanho 14.

3. Desça mais + ou – 11 linhas e coloque o “Tema do Trabalho”. Continuando na fonte tamanho 14.

4. No final da folha coloque a “Cidade/Estado” e logo abaixo o “Semestre/Ano”. Fonte no tamanho 12.

CONTRACAPA:

1. Na parte superior e centralizado coloque o “Nome do(a) Aluno(a)” completo. Fonte no tamanho 14.

2. Desça + ou – 10 linhas e coloque o “Tema do Trabalho”. Continuando na fonte tamanho 14.

3. Desça + ou – 12 linhas e coloque a “Descrição” o recuo à direita deverá ficar no espaçamento “8” como no modelo. Fonte no tamanho 12.

4. No final da folha coloque a “Cidade/Estado” e logo abaixo o “Semestre/Ano”. Continuando na fonte tamanho 12.

Faça o alinhamento da página do Word no computador, nas seguintes medidas:

1. No computador vá para “Configurar Página”.

2. Margens – Superior: “3” e Inferior: “2”

3. Esquerda: “3” e Direita: “2”

4. Medianiz: “0” e Posição da medianiz: “Esquerda”

Pronto, agora você sabe como deixar a parte final de seu trabalho muito bem feito e junto com o resto dele será o melhor trabalho de todos, pode ter certeza.

Seja um aluno(a) organizado(a) e esforçado(a). Faça tudo para a Glória de Deus.

OBS: Qualquer dúvida veja o modelo postado em PDF abaixo.

CAPA-E-CONTRACAPA-EM-PDF

Maiores informações:
Pr. Welton Lobato

(91) 98111-1401 Tim / 99160-1711 Vivo
weltonlobato@gmail.com