Tema: Jesus, a videira verdadeira

Texto Base: João 15.5

Textos Complementares:  1 Pe 1.9; Jo 4.34; Jo 17.4; Nm 7.9; Dm 10.8; 2 Co. 2. 14; Gn 12.1; Gn. 17.1; Ex. 3. 10-14; Ex. 33. 12-15;

Em Que Você Está Ligado?

Muitas vezes estamos ligados em muitas coisas. Na novela, no filme, nas redes sociais, em uma amizade etc. Somos ligados em muitas coisas, até porque o mundo cobra que estejamos antenados em tudo. Porém a Bíblia nos fala que sem Ele (Jesus) nada podemos fazer. Mas o que significa estar ligado em Jesus?

Significa ter um relacionamento verdadeiro com Ele. Significa compromisso, propósito, renúncia, trocar valores por outros, fidelidade, humildade, mansidão e acima de tudo uma vida na palavra, na oração e na consagração ao Senhor.

São estes fundamentos que nos fazem estar Nele, porque Ele foi isso, Ele fez isso. Ele veio para fazer a vontade do Pai. E nós só evidenciaremos a comunhão com Ele através do que somos e não do que fazemos. Só assim teremos uma jornada de fé frutífera e para a vitória final.

Em 1Pe 1.9 – nos mostra que a comunhão com Ele nos dá convicção da salvação eterna. Em Jo 4.34 e Jo 17. 4 – Jesus glorificou ao Pai através de sua obediência a Ele. Em 1 Co 2. 12 – percebemos que para mantermos o patamar de vida plena com Deus é necessário viver radicalmente dependente do Espírito Santo.

Quando se está em comunhão com Deus, a vida se torna uma bênção.

Veja em  Nm 7.9  e Dm 10.8 quando os levitas levaram a arca da aliança conforme Deus havia ordenado tudo ocorria bem. Porque quando Deus opera ninguém pode impedir.

Em 2 Co 2. 14 – fala que é necessário arder fortemente na igreja um espírito de obediência e comunhão ao Senhor para que o Seu nome seja glorificado e para a vitória ser garantida.

O plano de Deus para estarmos ligados a Ele é o seu projeto desde o Éden, quando Deus criou o homem e o visitava todos os dias para ter um relacionamento com Ele. Em Gn 12.1 Deus chama a Abrão a obedecer e mostra que mesmo em meio às dificuldades, ele é o Deus todo poderoso e quando Ele chama Ele mostra o caminho.

Com Moisés os fundamentos continuaram. Leia em Ex 3. 10-14 e Ex 33. 12-14 a presença de Deus o fez triunfar.

Se estivermos ligados em Jesus, e as Suas palavras estiverem em nós, nossa oração terá sucesso, será eficaz – “se vós estiverdes em Mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Muitas vezes nossas orações não são respondidas por não estarmos ligados em Jesus, por não termos um relacionamento íntimo e verdadeiro com Ele. Como queremos que Deus nos escute se estamos desligados Dele? Deus é deus de relacionamento. Para isto que ele nos criou.

Quando o ramo é arrancado da videira, ele seca e morre. Porque a vida está na videira. Assim acontece conosco também. Quando deixamos de estar ligados em Jesus (sem orar, sem ler a palavra, sem vir aos cultos, sem ter comunhão com os irmãos), morremos espiritualmente. O ramo só tem vida, quando a vida da videira flui de dentro Dele. Assim somos nós. Necessitamos que a vida de Deus esteja dentro de nós e flua de nós.

Então, amados, se nos sentimos desligados de Jesus, ainda há tempo de nos ligarmos a Ele novamente. Basta que queiramos. Vamos restabelecer a nossa comunhão com Ele. É o que Ele anseia: estar em nós, habitando dentro de nós.

Equipe Palavra da Célula