TEMA: GRATIDÃO

TEXTO BASE: SL 103.1-22

No domingo nos foi ministrado sobre gratidão e como devemos ser constantes nela para desfrutarmos de uma vida cristã saudável.

Para você, o que significa ser grato? De que maneira você expressa essa gratidão?

O salmos 103 é dividido em 3 partes e nos mostra como Davi era grato ao Senhor. A primeira parte, dos versículos 1-5, consiste na gratificação pessoal de Davi, o qual chama a atenção de sua alma, para que esta seja grata a Deus. Ele faz isso para demonstrar que independente da situação, mesmo com a alma abatida, devemos ser gratos.

Ser grato significa o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, e nós devemos entender e viver a gratidão como algo essencial para o desenvolvimento da nossa vida Cristã, pois é a partir dela que podemos perceber o quanto Deus age em nossas vidas.

A gratidão precisa ser vivida diariamente, pois está intimamente ligada aquilo que Deus quer para nós. Devemos ser gratos independente da situação, seja ela boa ou ruim, se sempre focarmos que Deus está conosco, seremos gratos pelas experiências vividas.

Há muitos Cristãos em nosso meio que só são gratos por bênçãos recebidas, milagres ou por aquilo que Deus pode oferecer a eles, e não pela ação da vontade de Deus em suas vidas. Quando algo não acontece como esperado, essas pessoas se frustram e se tornam ingratas e uma alma ingrata é um indicador  de que alguém está longe de Deus. Devemos ser como o Salmista que nos mostra nesses versículos os motivos da sua gratidão a Deus, dentre eles: perdão das iniquidades, livramentos de morte, sabedoria e administração em várias áreas.

Você tem sido grato a Deus por tudo o que acontece ou tem murmurado nas provações?

Atualmente muitos cultos em diversas denominações tem apenas se voltado para as bênçãos, e estes enchem as igreja, mas, qual o tempo que paramos para agradecer pelas bênçãos e pelas lutas? Pois é nas lutas que crescemos em fé, é nas lutas que percebemos que somos dependentes de Deus. É na fraqueza que Deus nos fortalece! Então precisamos compreender o quanto Deus é bom o tempo todo e que nos sustenta mesmo em meio as dificuldades.

Cite uma situação na qual você é muito grato a Deus.

Normalmente a maioria das situações em que somos gratos é constituída de grandes milagres ou situações que marcam nossa vida. Porém não devemos esperar sempre algo grandioso para sermos gratos, e sim a simplicidade com que Deus cuida de nós diariamente, no vestir, no alimentar, nas pequenas coisas, pois Ele é um Deus de detalhes. Sejamos gratos pelas grandes e pequenas graças alcançadas (Mt 6.28-33; Lc 17. 11-19).

Você tem induzido o seu irmão a ser grato?

Nas demais partes, Davi  induz à adoração coletiva, induz Israel à gratidão, a igreja deve adorar ao Senhor por tudo o que Ele tem feito a nós.  Mostra que Deus é misericordioso, amoroso e fiel. Sejam gratos pela vida, mesmo que rápida, pois sua fidelidade se estende pelas gerações. Deus garante a sobrevivência do povo que tem aliança com Ele. Ele espera a obediência de nós.