A MISSÃO DA IGREJA NA CIDADE

TEXTO BASE: Atos 17:6b

Neste domingo fomos ministrados a respeito da missão da Igreja enquanto corpo de Cristo, levando-nos a refletir a respeito do papel da Igreja na sociedade. Em At 17.6b, o ensinamento da palavra de Deus e a pregação de Jesus como o Messias incomodava as autoridades daquela época. A missão da igreja continua a mesma, pois o propósito de Deus não muda, baseado nisso  vamos refletir a respeito da missão e da existência da igreja.

1- Qual seria a Missão da Igreja?

FACILITADOR: Em Mt 28. 19-20,  Jesus deu a sua Igreja a missão específica em cumprimento ao seu plano: pregar o Evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos por todo o mundo, levantando crentes espiritualmente transformados com  objetivo de realizarem esta tarefa. A missão da Igreja atual é a mesma, essa missão não cessou com a morte dos primeiros apóstolos, essa missão é passada de geração em geração. O propósito da Igreja é a propagação do Evangelho de Cristo  no mundo todo.

2- O egoísmo tem deformado a Igreja. Refletindo a respeito desse fato, como isso pode ser identificado?

Facilitador: Em 2Tm 3.2, Paulo expressa que em uma Igreja egoísta haverão pessoas que vivem em função de si mesmas. Na Igreja atual, temos o exemplo em que muitos cristãos usam a oração com a finalidade de sanar suas necessidades e dificuldades. Isso ocorre por não entenderem o plano global de Deus para a vida do homem, não se importando com verdadeiro significado da oração que é estar em comunhão com o Senhor. Precisamos voltar a essência como Igreja.

3- Qual seria a aplicação prática deste entendimento?

Facilitador: Jesus Cristo deixou muitos ensinamentos e mandamentos para seu povo. Dentre esses, fazer o Ide de Jesus levando  o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15). É pra isso que a Igreja existe, esse era o propósito da Igreja primitiva e continua sendo o da Igreja atual. Em At 2.45, podemos observar que desde o início os crentes viviam em unidade, se importando com as necessidades do próximo. Precisamos ampliar esta aplicação para outras dimensões da vida cristã e consequentemente da Igreja.