O QUANTO É SÉRIO SEGUIR A JESUS!

TEXTO BASE: Lc  9. 57-62

O tema abordado neste estudo tem como objetivo nos leva a refletir o quanto é sério seguir  Jesus, não importa como se deu o chamado, para seguirmos Jesus temos que abrir mão das coisas deste mundo e ter como propósito as causas do Evangelho.

1- Quais as consequências de quando decidimos seguir Jesus ?

Facilitador: Em Lc 9.57-58 percebemos que ao decidirmos seguir a Cristo, Ele tem que estar acima  da nossa segurança e conforto. Seguir Jesus é abrir mão da nossa zona de conforto e estar disposto a viver uma vida de sacrifício, entendendo que assumimos um compromisso no caminho da cruz. Muitos serão os desafios daqueles que escolher caminhar com Jesus, e o principal deles é obedecer o chamado para proclamar Seu evangelho, mesmo sabendo que isso pode lhe custar a própria vida, daí não ser uma decisão fácil de se fazer (Lc 13.32-33), pois aceitá-lo como nosso Senhor e salvador significa que a nossa vida aqui na terra pode ser de sacrifício, mas no céu alcançaremos a glória de Deus.

2- Estamos dispostos a aceitar o convite para seguir Jesus?

Facilitador: Em Lc 9 59-60 Jesus nos chama para proclamarmos o Reino de Deus. A decisão de seguir Jesus não  deve ser fruto de uma emoção momentânea, de uma decisão impensada; não é apenas seguir. É assumir um compromisso de fé.

Quem decide seguir Jesus tem que estar consciente das consequências que podem resultar: não ser compreendido por sua família (Mc 3.31-35), ser rejeitado pela própria comunidade (Lc 4.28-29), ser caluniado e perseguido (Mc 3.6), etc.. Temos que estar dispostos a abrir mão de tudo e todos quando fazemos a escolha de seguir Jesus (Lc 14.28-33).

3- É difícil aceita o convite de seguir Jesus?

Facilitador: Quando decidimos seguir Jesus, não podemos olhar para traz, pois se assim fizermos, não somos dignos do Reino de Deus (Lc 9.61-62).  As exigências de Jesus são radicais e quem deseja segui-lo deve pensar  bem, pois não poderá olhar para trás. A palavra de Deus fala que não é nos dado fardo maior do que podemos carregar.  Jesus não pede nada impossível, apenas exige que proclamemos aquilo para qual fomos chamados, segundo seu evangelho. Ele apenas alerta para o significado e as consequências de tal decisão. O Espírito Santo é quem nos encoraja a executamos as ações do Reino de Deus (Lc 4.18-19).

A missão de seguir Jesus é muito séria e precisa ser encarada com responsabilidade, por isso, temos que entender Seu chamado. Ele mesmo sem ter pecado, se fez pecador por mim e por você para nos libertar do mundo das treva e nos trazer para a luz e nos salvar do pecado ao qual estávamos condenados. Pensemos a respeito desta séria e importante decisão de seguir a Jesus. Oremos…