NÃO DESISTA, CONFIE!
TEXTO BASE: João 2.1-11

Nossa meditação de hoje trata sobre mantermos a motivação e não desistir jamais! Vamos ao estudo.

Teve algum momento em sua vida em que você teve que desistir de algo que não queria? O que mais te faz desistir deste algo?

Em nossas vidas somos enfrentados continuamente com situações estressoras e conflitantes que acabam se tornando barreiras que consideramos intransponíveis a julgar pela nossa capacidade. Muitas destas chamadas tribulações nos fazem desistir e de prosseguir naquilo que o Pai tem para nós, contudo vamos aprender a primeira lição para não desistirmos, ela consiste em não se desesperar. Ao nos desesperarmos deixamos nossa alma, e junto com ela, nossos medos, anseios e frustrações tomarem conta de nossa mente e gerar desconfiança na caminhada, tal como Maria em João 2.3 ao perceber que não tinha vinho. Nosso papel enquanto cristãos no meio da adversidade é manter a calma e dar voz ao Espírito e não à alma e ao nosso coração que é enganoso.

Você já desistiu de algo por perceber que era um problema grande demais?

O segundo aprendizado para não desistirmos consiste em confiar e obedecer. Em João 2.4 a mãe de Jesus diz: Fazei tudo quanto ele vos disser. Assim obedeceram Jesus em tudo quanto ordenou, e no fim o milagre foi realizado, nos mostrando que a obediência ao Senhor Jesus e a confiança de que ele iria operar um milagre foram fundamentais para que a tribulação fosse superada. Assim devemos ser, servos obedientes que mesmo em meio a maior dificuldade não deixam de obedecer e confiar que o Pai age em favor dos seus. O grande problema é que muitas pessoas perdem a confiança ao olhar o tamanho da tempestade que irão enfrentar em vez de olhar e focar no Papai, que é maior que qualquer problema que venhamos a ter. Temos que exercitar de verdade a confiança em Deus e entregar nas mãos dEle todos os nossos anseios.

Você já desistiu de algo porque percebeu não era o tempo adequado para isso?

O terceiro ponto nesta lição é que devemos aprender a esperar o melhor em Deus. No versículo 10 o noivo elogia que o melhor vinho foi servido por último na festa, o que deu ainda mais impacto no milagre de Jesus. Assim como o melhor vinho foi servido por último, se nós enquanto cristãos aprendermos a esperar em Deus, não desistiremos, pois tudo o que vem de Deus é bom, perfeito e agradável assim como sua vontade. Ou seja, quem sabe, e vive, o que o Senhor tem planejado para nós, no tempo dEle e na vontade dEle só tem a ser perseverante e não desistir, pois sua esperança está em viver os Sonhos que Deus sonhou para nós, basta vivermos.

Oremos para que o Senhor nos ajude a discernir as situações e assim possamos agir com confiança e em obediência ao invés de desespero, entendendo que Deus sempre tem o melhor para nossas vidas.