DEUS ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO QUE IMAGINA
TEXTO BASE: LC 24. 13-32

Neste estudo, vamos ressaltar sobre a importância de nos atentarmos ao agir de Deus.

No texto base temos a história de Jesus ressurreto que acompanhou dois viajantes e estes não perceberam quem ele era até lhes abrir o entendimento. A partir dessa história podemos tirar lições valiosas e aprender a notar o quanto Deus nos quer pertinho dEle.

1-Deus já fez algum milagre na sua vida?Conte como foi.

Se formos analisar, geralmente só lembramos dos grandes milagres que Deus fez em nossas vidas, seja cura, libertação, uma grande bênção alcançada, porém temos que enxergar Deus como um Deus de detalhes, que cuida de nós nas pequenas coisas, desde o respirar, o vestir, o comer (Mt 6. 25-34). Assim aprendemos que se notarmos as pequenas coisas poderemos ver o quanto Deus está perto de nós. O problema é que apenas queremos ver o grandioso, o milagre, queremos ver o mar vermelho se abrir na nossa frente, e até nos frustramos quando não vemos o algo grandioso acontecer. Para isso devemos começar a agradecer mais pelo nosso dia e a percebemos o cuidado diário que Ele tem conosco.

2-Você já pecou e teve vergonha de falar com Deus?

Deus é o Senhor dos senhores, o Deus forte, todo poderoso, leão da tribo de Judá que se assenta nos mais altos céus, e sempre devemos tratá-lo assim, porém o problema reside em enxergarmos Ele como um Deus de longe, sendo que Ele é um Deus de perto.

Deus também é nosso Papai e também nosso amigo

(Is 64.8; Jo 15.15) e o que Ele mais quer é ter intimidade conosco, tanto que concedeu seu filho para que pudéssemos ter novamente o contato com Ele. Porém nossa natureza humana e o maligno nos dizem que somos indignos demais para nos relacionarmos com um Deus tão Santo, e isso nos leva a nos afastarmos dEle quando pecamos, semelhantemente quando Adão pecou e quis se esconder de Deus por vergonha e medo. Contudo devemos ter em mente que fomos lavados pelo sangue do cordeiro e que não somos mais escravos do pecado, sendo que a maravilhosa graça nos alcançou, e são nos momentos de pecado que devemos mais nos aproximar de Deus e perceber o quanto dependemos dEle. Se agirmos assim vamos olhar a Deus mais como nosso Pai e perceber que Ele sempre quer ficar próximo de nós (Ap 3.20), e somos nós quem nos afastamos dEle.

3-Você conhece a Cristo?Como podemos saber que o conhecemos?

Finalmente para percebermos que Deus está ao nosso lado precisamos saber quem Ele é e quem somos nEle. A Bíblia é a palavra de Deus pura, se quisermos conhecer a Deus devemos nos voltar para ela e meditarmos dia e noite (Josué 1.8). Além disso também devemos reconhecer que o próprio Deus habita em nós através da figura do Espírito Santo, sendo nosso conselheiro e auxiliador, devemos nos permitir ouvir Sua voz. Assim devemos ter convicção de que Ele está perto sempre e em todas as situações.