OBEDIÊNCIA GERA VIDA

TEXTO BASE: Dt 30.14

Nesta palavra da célula iremos abordar um dos temas mais importantes pra vida cristã: a obediência.

1-Porque obedecer é importante?

A palavra foi divinamente inspirada para ser nosso manual de vida diário, nos mostrando o que é certo e errado, ela revela as vontades do Pai para nós. Ao aceitarmos Cristo como nosso único e suficiente salvador, temos a remissão dos pecados e em 1Jo 5.3 é dito que uma das vontades do Pai é que vivamos em obediência. A obediência é importante pois é a expressão da mudança de vida que tivemos, o velho homem foi crucificado com Cristo (Gl 2.20), então a partir da genuína conversão, nossas atitudes devem refletir Cristo. Pois Ele em tudo foi obediente, até sua morte na cruz.

2- Como você encara a obediência? Se sente obrigado a obedecer?

Existem alguns pontos importantes que envolvem a obediência que devem ser destacados, o primeiro deles é que Deus não nos impõe nada, Ele nos concedeu uma escolha (Dt 30.15). Assim, o motivo da nossa obediência é o amor e temor ao nosso Deus, se obedecermos apenas por medo ou por alguma recompensa, seremos meros religiosos que reproduzem apenas regras.

3- Você sabe quando está em obediência ou em desobediência? Como?

O segundo ponto aborda, como reconhecer se estamos ou não em obediência, e é bem simples: basta  meditarmos e praticarmos a palavra de Deus em nossas vidas. A palavra apenas lida não tem efeito algum em nossas vidas, mas quando meditamos e guardamos seus ensinamentos em nossos corações, 

já estaremos em obediência (Tg 1.22). Caso ainda esteja em dúvida peça auxílio do Espírito Santo, Ele foi concedido para ser o nosso ajudador (Jo 14.16-18) e auxiliador.

4- Porque você acha que é difícil obedecer?

No terceiro ponto, obedecer é sempre a melhor opção, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, melhor que a nossa. Porém, mesmo tendo consciência disso, às vezes é difícil obedecer, devido a nossa concupiscência da carne e pela condenação do mundo por sermos diferentes. Para isso devemos ter consciência de que somos falhos e estamos sujeitos a cair em pecado, contudo o pecado já não nos domina, não gera prazer, pois agora o nosso prazer é estar na presença do Pai.

Enquanto isso o mundo sempre nos condenará, porém só faremos a diferença se formos divergentes daqueles que não conhecem a Cristo, essa desigualdade é a presença real do Espírito Santo em nossas vidas. Não se deixe levar pelas coisas deste mundo, combata o pecado (não com sua própria força) para que possa viver um novo tempo com Deus. Somos diferentes, sal da terra e luz do mundo, vamos de encontro ao que o mundo prega, se posicione, afinal Jesus, ao morrer na cruz nos concedeu este caminho, e quando você vive o caminho da obediência, ele gera gera vida pra você.

Obediência é um desafio que só conseguimos curprir por causa de Deus, tudo por meio dEle.