TEMA: DEUS É CONOSCO

TEXTO BASE: SALMOS : 46. 1-11

TEXTOS COMPLEMENTARES:  Pv.18.10; Is. 64.4; Is. 43.19

Este é um dos mais belos e celebre salmo da bíblia, nele nós vamos encontrar Deus agindo poderosamente a favor do seu povo.

Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Rs 18-19; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

Neste salmo podemos perceber três aspectos: Deus está no controle de tudo, Deus é a proteção que não pode ser vencida e a promessa de Deus não falha.

  1. Aspecto: Deus está no controle de tudo:
  • De onde vem a sua confiança? (vs 2,3)

Mesmo em dias de tribulações, mesmo quando o cenário é desfavorável, nossa confiança deve está em Deus, Ele é o nosso refúgio, Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo, fortaleza. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo (Pv.18.10). (Na.1.7). As fortalezas humanas são falhas e podem ser destruídas, mas o Deus de Jacó, é a fortaleza indestrutível.

  • Quando que um homem/mulher de Deus pode viver alicerçado sobre esta confiança?

Não existe outra resposta que não seja relacionamento com Deus, para que a nossa confiança permaneça Nele, pra que continuemos alegres e para que possamos projetar o futuro na certeza de que o Senhor está conosco.  Através do conhecimento das escrituras. Deus governa tudo e Ele tem um propósito divino em todas as coisas.

  1. Deus é a proteção que não pode ser vencida:
  • Por onde você está passando?

Esta pergunta é pra refletir e perceber que não importa a situação Deus sempre estará presente. Nos versículos 4 e 5, Deus é revelado como Jeová-Shamá, um Deus que está sempre presente para ajudar e proteger o seu povo. E Deus trabalha por aquele que Nele espera (Is. 64.4). Se você está esperando em Deus, descanse o seu coração, porque Ele está trabalhando para lhe dá uma grande vitória.

  • Promessa de Deus não falha: nos versículos 8-10 Deus faz cessar as guerras.  As guerras podem ser de várias naturezas, mas, Deus faz cessar todas. Em Is. 43.19, Deus faz coisas novas e diferentes, Ele sempre nos surpreende, Ele vai fazer coisas novas na sua vida, porque Ele decidiu mudar a sua história. Porém, não há espaço para o novo de Deus, se não largamos o velho da nossa vontade.  O Reino de Deus vai se cumprir, Cristo vai voltar.

 

EQUIPE PALAVRA DA CÉLULA