TEMA: OBEDIÊNCIA CONSCIÊNTE, VOLUNTÁRIA E ALEGRE.

TEXTO BASE:

1 Pe 4.3

TEXTOS COMPLEMENTARES:

Gl . 5: 24-25, Rm. 6.4; Rm 7.6; 2 Cr 26: 3-5; 2 Cr 26. 16-21; Jn 4. 1; Nm 22; 2 Pe 2. 15; Rm 12. 2; Tg. 4.7

 

Comece o estudo fazendo uma pergunta: Você é Cristão? Note que a maioria vai responder que sim. Explique que o verdadeiro cristão é aquele que não consegue viver na desobediência, pois o arrependimento gera uma conversão genuína que faz você ser o filho de Deus, uma nova criatura. A vida do Cristão deve ser alinhada a vontade de Deus.

CRISTÃO — OBEDECER — ALINHAMENTO DE VONTADES

Em 1Pe 4.3, o apóstolo Pedro fala que embora haja algum conflito entre a condição humana falível e a condição espiritual que busca agradar a Deus em tudo, quem é de Jesus, de fato, vive para obedecer a sua palavra. Tal ideia é reforçada por Paulo em Gálatas 5 23-24.

Temos exemplos na Bíblia de homens que obedeceram a Deus, mas seu coração não estava alinhado a Sua vontade:

1- Uzias ( 2 Cr 26. 16-21) è ele se exaltou perante Deus de modo que se corrompeu e foi atacado por uma lepra em resposta a reprovação divina (no A.T. algumas doenças eram interpretadas como sinal de reprovação espiritual).

2- Jonas (Jn 4. 1-2) è Jonas, profeta do Senhor, estava com o coração desalinhado à vontade de Deus.

3- Balaão ( Nm 22; 2 Pe 2. 15 ) è Balaão, ficou seduzido pelo valor oferecido e amou o premio da injustiça.

Todos eles obedeceram a Deus, mas obedeceram porque não tinha outro jeito e este tipo de comportamento, não agrada a Deus.

Pra seu coração ser alinhado a Deus é necessário acertar sempre?

Vejamos o exemplo de Davi (2 Sm 12. 11-13) ele pecou, mas quando foi confrontado caiu-se arrependido e foi perdoado por Deus. A questão não é pecar ou não pecar, o importante é como está seu coração.

Portanto, como a Bíblia fala em Rm 12.1 devemos ser transformados a cada dia para que experimentemos a perfeita, boa e agradável vontade de Deus. Desta forma a obediência a Deus se torna consciente, voluntária e alegre.

Devemos ter um coração que agrade a Deus como em Sl. 51. 17. Para finalizar faça estas considerações abaixo:

1- De fato, eu vivo em desobediência?

2- O meu coração está alinhado à vontade de Deus? Estou vigilante com relação a minha atitude de obediência?

3- Se você tem o animo dobre. Ora obedece ora desobedece, você precisa se arrepender para poder desfrutar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. (Tg. 4.7 / Rm 12.2).

 

Equipe da Palavra da Célula