RETRATO DE UM VERDADEIRO CRISTÃO

TEXTO BASE: SL 92

Vamos refletir sobre as características daqueles que caminham verdadeiramente com Jesus, por meio do Salmo 92. 1- O verdadeiro cristão é um verdadeiro adorador (Sl 92.1-4). O salmista exalta a Deus e o adora, reconhecendo seus poderosos feitos. Admira-se com tudo o que Deus criou (Rm 11.33). Anuncia a misericórdia e a fidelidade do Senhor. 2- O verdadeiro cristão reconhece o cuidado de Deus (Sl 92.5-9). O salmista reconhece o cuidado de Deus com seus filhos, coisas que os ímpios não vêem nem conseguem compreender (v. 6). Ainda que os ímpios floresçam por um tempo, Deus preserva os seus filhos e cuida deles até o fim, até a eternidade. 3- O verdadeiro cristão tem experiências pessoais com o Senhor (Sl 92.10-11). O salmista relata que o Senhor aumentou a sua força e lhe deu vitória diante dos inimigos. O verdadeiro cristão tem um testemunho pessoal e consegue perceber os milagres e as vitórias que Deus lhe dá constantemente. Quem vive em Cristo é mais que vencedor (Rm 8.37). 4- O verdadeiro cristão é firme (Sl 92.12-13). O justo florescerá como a palmeira. Uma das palmeiras mais comuns naquela região é a tamareira. A tamareira é uma árvore de vida longa, cresce verticalmente, bem alicerçada. Assim é o cristão, que tem um caráter firme e uma fé alicerçada no Senhor. Ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis, o justo se destaca e permanece firme.
O justo também crescerá como o Cedro do Líbano. O Cedro do Líbano também é árvore de vida longa, pode viver centenas de anos, o que aponta para a eternidade. O justo vive com os olhos na eternidade. O compromisso com o Senhor é eterno.
O Cedro do Líbano também quando cresce 40cm para cima, avança 1,50m de raiz. Isso mostra que o justo tem raízes em Jesus. Anda Nele e Nele está firmado (Cl 2.6-7). 5- O verdadeiro cristão dá frutos (Sl 92.14-15). O justo, mesmo na velhice, dará frutos. Sim, os frutos são consequência natural da vida firme e alicerçada em Deus. Cumpre a vontade do Senhor e caminha de acordo com seus propósitos.
Ainda velho, permanecerá viçoso. A alegria é fruto do Espírito Santo e deve acompanhar aqueles que com Ele caminham. Deus procura verdadeiros adoradores. Deus procura cristãos verdadeiros, que tenham seu coração firmado em Deus. Seja um deles!